quinta-feira, novembro 18, 2004

Mau! nem bom nem mau

Pois é...

Por falar em acontecimentos bons e acontecimentos maus veio-me logo uma coisa à ideia.
Que critérios é que usamos para classificar as coisas como boas ou más?
Eu cá estou profundamente convencido que não há coisas boas nem más; nem objectos, nem acontecimentos, nem situações...
Senão vejamos: uma faca é uma coisa boa ou má? Pode servir para cortar o pescoço e matar uma pessoa, mas também pode servir para salvar uma pessoa que está presa num novelo de cordas. E a reprovação num exame? Pode servir para entrar em desânimo, mas também pode servir para ganhar ânimo para não repetir o mesmo com outros exames. E em muitas coisas isto se verifica.
E estas tu a pensar: "isso é óbvio". Mas não é assim tão óbvio, e a prova é que temos muita dificuldade em olhar para muitas coisas deste modo.
Ou seja, as coisas em si não são boas nem más. A forma como nós as usamos ou o proveito que tiramos delas é que pode ser bom ou mau.
E isto é uma regra muito geral e muito útil para aprendermos a responsabilizarmo-nos pelas coisas em vez de nos fazermos de vítimas.
E isso é importante porque fazermo-nos de vítimas não nos leva a lado nenhum e desperdiça a fantástica capacidade que nós temos, em exclusivo, para sermos activos e não passivos.
E apercebo-me tanto mais de que isto não é óbvio quando aprecio a pessoa que me fez ver isto a classificar as coisas quando eu estou a ver muito bem que a classificação é relativa à nossa atitude.
Dá trabalho, mas realiza!

1 Comments:

Blogger palmo_e_meio said...

Já dizia São Paulo: "Tudo te é permitido mas nem tudo te convém." Se escolhermos bem é porque é bom.. se escolhermos mal...

11:03 a.m.  

Enviar um comentário

<< Home